Andebol feminino

 2ª concentração, 2017
              
A ESAP recebeu, no dia 29 de março, a segunda e última concentração, de andebol no escalão de juvenis femininos.
No único jogo realizado, a ESAP perdeu 32 – 33 com a sua congénere, a Escola Secundária Homem Cristo. Num jogo bastante equilibrado com ambas as equipas a alternarem na frente do marcador, a ESAP, não conseguiu, na parte final do jogo superar os argumentos da equipa adversária. Este jogo definiu o Campeão Regional, pelo que a Escola Secundária Homem Cristo, irá ser a representante da DGS do Centro, nos Campeonatos Nacionais.

Termina assim a participação, este ano letivo, da equipa de andebol feminino, da ESAP, no Desporto Escolar. 




                  1ª concentração, 2017

Na primeira concentração, a equipa de Andebol feminino deslocou-se à Escola Secundária Homem Cristo, em Aveiro, onde defrontou a anfitriã, perdendo o único jogo realizado por 19-26. Este ano letivo, com um quadro competitivo bastante reduzido, pois apenas competem duas escolas em toda a região centro (E.S. Homem Cristo de Aveiro e ESAP), a equipa da ESAP apenas terá mais uma concentração, na qual se decidirá, o título de campeão regional da Direção Regional do Centro.





ESAP Campeã Nacional de Andebo feminino, 2016

A ESAP sagrou-se campeã nacional, de andebol, no escalão de juvenis femininos. Na fase final dos Campeonatos Nacionais que decorreram nos dias 19, 20, 21 e 22 de maio, em Aveiro, a ESAP venceu todos os jogos da sua competição, voltando a conquistar a prova máxima da modalidade. Este título vem aumentar o currículo da equipa feminina de andebol da ESAP, do qual já contam quatro títulos nacionais.
O evento, em que participaram os alunos apurados nos Campeonatos Regionais das várias Direções de Serviço das Regiões do Continente e da Região Autónoma da Madeira, foi organizado em conjunto pela Direção-Geral da Educação e pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, com o apoio dos concelhos anfitriões e respetivos agrupamentos de escolas.
Ao longo de 4 dias, foram disputados os quadros competitivos de 17 modalidades, com as competições a decorrerem em 23 locais em simultâneo, distribuídos pelos concelhos de Aveiro, Ílhavo, Oliveira do Bairro e Vagos, onde estiveram presentes mais de 3.100 participantes, entre alunos, professores e voluntários.

Resultados
E. S. Padre António Martins de Oliveira Lagoa (Algarve) - ESAP (Centro)
21 - 24
ESAP (Centro) – Cooperativa de Ensino Didáxis (Norte)
28 - 25
Escola Secundária Aquilino Ribeiro (Lisboa e Vale do Tejo) – ESAP (Centro)
18 - 34






Andebol feminino apurado para o Campeonato Nacional
A equipa de andebol feminino da ESAP venceu, no passado dia 11 de maio, o Campeonato Regional, de Desporto Escolar, da Direção de Serviços da Região (DRS) Centro, sagrando-se pela oitava vez consecutiva Campeã Regional da modalidade. Na competição, que este ano decorreu em Pombal, estiveram presentes para além da ESAP, em representação da Coordenação Local do Desporto Escolar (CLDE) de Aveiro, o representante da CLDE de Leiria, Colégio João de Barros. No único jogo disputado entre os dois vencedores das respetivas CLDE, a equipa da ESAP venceu por 29-21.
Com esta vitória a ESAP apurou-se para o Campeonato Nacional de Desporto Escolar, que se irá realizar nos próximos dias 19, 20, 21 e 22 de maio, em Aveiro e o qual já venceu por quatro vezes. À ESAP, representante da DSR Centro, vão-se juntar as representantes das DSR do Norte, Lisboa e Vale do Tejo e Algarve. 
Este ano a jogar "em casa", a equipa da ESAP espera o apoio de todos durante os dias da competição.



Andebol feminino apurado para a fase Regional

A equipa feminina de andebol da ESAP terminou, da melhor forma, a fase local da sua competição, ao vencer todos os jogos disputados e ao apurar-se para a Fase Regional da zona centro.
Na última jornada, a ESAP jogou com Escola Secundária de Estarreja e a Escola Secundária José Estevão tendo vencido por 18-9 e 25-21. Desta forma, a ESAP irá jogar, no próximo dia 11 de maio, em Leiria, com o Colégio João de Barros e tentar conquistar, novamente, o título de Campeã Regional, o qual já detém há 7 anos.
A ESAP encontra-se motivada para obter uma vitória nesta última competição o que, a acontecer, lhe permitirá apurar-se para o Campeonato Nacional de Desporto Escolar o qual, este ano, decorrerá em Aveiro.




ESAP vence 2ª concentração

Realizou-se no passado dia 15 de março, na escola Secundária de Estarreja, a 2ª concentração, em andebol feminino. Nos jogos realizados a ESAP venceu os dois jogos que realizou. Apesar de esperar algumas dificuldades no jogo com a Escola Secundária José Estevão, a ESAP acabou por conseguir uma vitória tranquila, vencendo por 32-24. No outro jogo, com a Escola Secundária de Estarreja, a ESAP venceu por 23-14. Com as duas vitórias já obtidas sob o seu adversário direto, a ESAP tem praticamente assegurada a presença na próxima fase da prova, o Campeonato Regional da zona centro. A terceira e última concentração da fase local, vai realizar-se no dia 21 de abril, na Escola Secundária José Estevão.



1ª Concentração - Juvenis Femininas

       Realizou-se, no dia 12 de Janeiro, na Escola Adolfo Portela (ESAP), a primeira concentração de Desporto Escolar, fase local, de Andebol feminino. Nos jogos realizados, a ESAP venceu a Escola Secundária José Estevão por 35-23 e Escola Secundária de Estarreja por 29-12. No outro jogo realizado, a Escola Secundária José Estevão venceu a Escola Secundária de Estarreja por 29-27.
       As próximas concentrações realizar-se-ão a 16 de março, na Escola Secundária de Estarreja, e a 21 de abril, na Escola Secundária José Estevão.






ESAP em quinto lugar no Campeonato Nacional de Desporto Escolar (2015)

A equipa de andebol da ESAP terminou, a sua participação no Campeonato Nacional de Desporto Escolar, num modesto quinto lugar. Numa competição marcada por um elevado nível competitivo, a ESAP, apesar de ter equilibrado os jogos, não conseguiu ultrapassar as dificuldades que lhe foram colocadas pelas suas congéneres. 
            Estiveram presentes, neste megaevento de Desporto Escolar, cerca de 3500 alunos, apurados dos Campeonatos Regionais das várias Direções dos Serviços Regionais em representação de vinte modalidades.
Para além do aspeto desportivo o fim-de-semana foi ainda preenchido com atividades recreativas e culturais nomeadamente, a sessão de abertura no Coliseu dos Recreios, uma noite de música/discoteca no pavilhão do Casal Vistoso e visitas a museus e locais mais emblemáticos da cidade.

Estes campeonatos foram, mais uma vez, um grande momento não só de manifestação desportiva, mas também de convívio entre jovens de todo o país.


Uma nota de destaque para os dois alunos que integraram a equipa, na qualidade de árbitros, e que arbitraram jogos quer da competição feminina, quer da masculina.


____________________________________

ESAP apurada para Campeonato Nacional de Desporto Escolar (2015)

A equipa de andebol feminino da ESAP venceu, no passado dia 1 de maio, o Campeonato Regional, de Desporto Escolar, da Direção de Serviços da Região (DSR) Centro, sagrando-se pela sétima vez consecutiva Campeã Regional da modalidade. Na competição, que decorreu em Viseu, estiveram presentes para além da ESAP, em representação da Coordenação Local do Desporto Escolar (CLDE) de Aveiro, as representantes das CLDE de Viseu - Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades – e de Leiria – Colégio João de Barros. A ESAP venceu os dois jogos realizados por 32-14 e 34-29, ao Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades e Colégio João de Barros respetivamente.

Com esta vitória, a ESAP conquistou o direito de ser a representante da DSR Centro, no Campeonato Nacional de Desporto Escolar, que se irá realizar nos próximos dias 14, 15, 16 e 17 de maio, em Lisboa. Esta é a sétima vez que a equipa de andebol da ESAP se apura, consecutivamente, para a prova mais importante da competição.


____________________________________

ESAP apurada para Campeonato Regional de Desporto Escolar (2015)

A equipa feminina de andebol da ESAP apurou-se, pela sétima vez consecutiva, para o Campeonato Regional de Desporto Escolar. Na terceira e última concentração, a ESAP jogou com a Escola Secundária de Estarreja, tendo vencido por 13-8 e com a Escola Secundária José Estevão, tendo neste jogo, sido vencida por 29-28. Apesar da derrota, a única em toda a fase local, a ESAP manteve a vantagem de golos, sobre aquele adversário direto, o que lhe permitiu apurar-se para a fase seguinte da competição.
No próximo dia 1 de maio, em Viseu, local onde vai decorrer o Campeonato Regional da zona centro, a ESAP vai defrontar as equipas representantes das CLDE de Leiria e Viseu e tentar o apuramento para a Fase Final do Campeonato Nacional.


____________________________________

ESAP vence 2ª concentração do Desporto Escolar em Andebol Feminino

   Realizou-se no dia 24 de fevereiro, na Escola Secundária José Estevão, em Aveiro, a segunda concentração de Desporto Escolar, de Andebol feminino. Nos jogos realizados a ESAP venceu a Escola Secundária de Estarreja por 22-11 e o Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga por 45-4. Nos outros dois jogos realizados os resultados ficaram assim definidos: Escola Secundária de Estarreja – Escola Secundária José Estevão, 13-30; - Escola Secundária José Estevão - Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga, 24-5.

  A ESAP encontra-se classificada em primeiro lugar e em posição favorável para passar à fase seguinte - Campeonato Regional da Zona Centro.  A terceira e última concentração, relativa à fase local, irá realizar-se a 10 de abril, na Escola Secundária de Estarreja. 


____________________________________

ESAP vence 1ª concentração do Desporto Escolar em Andebol no escalão juvenil feminino

Realizou-se no dia 12 de Janeiro, na ESAP, a primeira concentração de Desporto Escolar, de Andebol feminino. Nos jogos realizados a ESAP venceu a Escola Secundária José Estevão por 32-15 e o Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga por 46-0. Nos outros dois jogos realizados os resultados ficaram assim definidos: Escola Secundária de Estarreja –  Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga, 26-1 ; Escola Secundária José Estevão - Escola Secundária de Estarreja, 28- 20.

As próximas concentrações irão realizar-se a 27 de fevereiro, na Escola Secundária José Estevão e a 10 de abril, na Escola Secundária de Estarreja.


____________________________________


Consulte aqui o calendário competitivo, fase CLDE, 2014/2015




________________________________________________



ESAP em terceiro lugar nos Campeonatos Nacionais

A ESAP conquistou o 3º lugar, na modalidade de andebol, no escalão de juvenis femininos. Numa competição marcada por um elevado nível competitivo, a equipa da ESAP venceu dois dos quatro jogos realizados o que lhe permitiu a conquista do 3º lugar entre cinco escolas. A classificação final ficou assim ordenada: 1º - Escola Básica e Secundária Aquilino Ribeiro (Região de Lisboa e Vale do Tejo), 2º - Cooperativa Didáxis (Região Norte), 3º - Escola Secundária Adolfo Portela (Região Centro), 4º Colégio de Gaia (Região Norte), 5º - Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira (Região do Algarve).
A fase final dos Campeonatos Nacionais de Desporto Escolar, reuniu entre alunos/atletas e alunos/voluntários cerca 4000 pessoas, teve 19 modalidades em competição e decorreu nos dias 16, 17 e 18 de Maio, em Lisboa, Cascais e Oeiras. Estiveram em competição os vencedores dos Campeonatos Regionais das várias Direções de Serviços das Regiões, nas modalidades de Andebol, Atividades Náuticas (Canoagem, Surf, Vela), Atividades Rítmicas Expressivas, Atletismo, Basquetebol, Badminton, Boccia, Desportos Gímnicos, Futsal, Natação, Orientação, Patinagem, Tag-Rugby, Ténis, Ténis de Mesa, Voleibol e Xadrez.

Este mega evento foi um momento não só de manifestação desportiva, mas também de convívio entre jovens de todo o país, preenchido com atividades recreativas e culturais, as quais decorreram na MEO Arena, nomeadamente, a sessão de abertura e uma noite de festa. 

____________________________________





ESAP Campeã Regional da Região Centro


A Escola Secundária Adolfo Portela venceu pela sexta vez consecutiva, a Fase Regional do Desporto Escolar, em Andebol Feminino, sendo assim, a representante da DGEstE – Região Centro, no Campeonato Nacional, 2014, que se irá realizar em Lisboa, no parque das Nações, nos próximos dias 16, 17 e 18 de maio.
No Campeonato Regional, que se realizou na Guarda nos dias 24, 25 e 26 de abril, e após a desistência da Escola José Falcão de Miranda do Corvo, a ESAP defrontou e venceu o Colégio João de Barros em dois jogos, os quais venceu por 29-23 e 18-15.

No próximo mês, em Lisboa, a equipa de Andebol da ESAP irá lutar pela conquista do título de campeão nacional, que perdeu o ano passado para o Colégio de Gaia e o qual já conquistou por quatro vezes. 


_____________________________________________________________________________________________


III Concentração, fase CDLE
ESAP apurada para Campeonato Regional

A equipa de andebol feminino da ESAP apurou-se, no último dia 4 de abril, para o Campeonato Regional de Desporto Escolar que, este ano, irá decorrer na Guarda nos próximos dias 24, 25 e 26 de abril, onde irá defrontar as representantes das CLDE de Coimbra e Leiria.
Na última jornada da competição relativa à CLDE de Aveiro, a ESAP venceu as escolas secundárias de Estarreja (38-12) e Sever do Vouga (52-0). Apesar da igualdade pontual com a escola secundária José Estevão, os resultados expressivos obtidos nesta concentração, permitiram à ESAP uma diferença de golos superior, relativamente a este adversário direto, permitindo assim o apuramento.
Este será o sexto ano consecutivo que a ESAP irá participar no Campeonato Regional tendo vencido as últimas cinco edições.







_________________________________________________________________________________


II Concentração, fase CDLE, no pavilhão do S.Bernardo (Escola Secundária José Estevão)


Decorreu no dia 19/2/2014, no pavilhão do S. Bernardo, a segunda concentração de Desporto Escolar, fase CLDE, em Andebol feminino.


Resultados dos jogos:

ES Adolfo Portela  (48) -  ES de Estarreja (19)

ES Adolfo Portela (29) - ES José Estevão (23)





_________________________________________________________________________________




I Concentração, fase CDLE, na Escola Secundária de Estarreja

Decorreu no dia 9/1/2014, na Escola Secundária de Estarreja, a primeira concentração de Desporto Escolar, fase CLDE, em Andebol feminino.


Resultados dos jogos:

ES Adolfo Portela  (49) - Agrup. de Sever do vouga (0)

ES Adolfo Portela (24) - ES José Estevão (30)



_________________________________________________________________________________

Calendário competitivo

Série única, para a competição de fase local, da equipa juvenil feminina:
  • Escola Secundária de Estarreja
  • Escola Secundária José Estevão
  • Escola Secundária Adolfo Portela
  • Agrupamento de escolas de Sever do Vouga